quinta-feira, 26 de maio de 2011 0 comentários
Calor: Muitos de nós costumeiramente falamos frases do tipo: "Estou com calor", "Tá fazendo calor" ... O que poucos sabem é que, fisicamente falando, estas frases estão incorretas, vejamos por que .

Calor é uma forma de energia que está sempre passando de um corpo para o outro (do corpo de maior temperatura, para o corpo de menor temperatura, de maneira espontânea) até que ambos atinjam o equilíbrio térmico, ou seja, estejam à mesma temperatura.

Temperatura:Quando o calor é transferido para um corpo, a energia cinética média de suas partículas é aumentada, estas partículas movem-se então mais rapidamente e a temperatura do corpo aumenta.

A falta de aumento de temperatura nem sempre significa que não houve transferência de calor para um corpo. Por exemplo: A adição de calor ao gelo a 0ºC, não causa aumento de temperatura (a energia cinética média das moléculas permanece constante). O gelo funde, no entanto, formando água líquida, ainda a 0ºC. A energia potencial média das moléculas na água líquida é maior do que a das moléculas de gelo, na mesma temperatura.

0 comentários:

Postar um comentário