A Origem dos nomes dos planetas

quarta-feira, 11 de maio de 2011 0 comentários
O nosso sistema solar é composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anéis, pelos planetas anões, asteróides e pelos cometas. Os cinco planetas mais brilhantes, que são visíveis a olho nu, já eram conhecidos desde a antiguidade.

Os primeiros a batizar planetas foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há cinco mil anos. Eles já haviam identificado cinco "estrelas" que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditaram que fossem deuses. De acordo com as características de cada uma, elas ganharam nomes relacionados com as divindades. Séculos depois, os romanos adaptaram os nomes dos planetas de acordo com suas próprias divindades.

Figura representa a arte suméria

Os nomes dos planetas são associados a deuses romanos: Júpiter, deus dos deuses; Marte, deus da guerra; Mercúrio, mensageiro dos deuses; Vênus, deusa do amor e da beleza; Saturno, pai de Júpiter, deus da agricultura; Urano, deus do céu e das estrelas, Netuno, deus do Mar e Plutão, deus do inferno( Obs: Plutão não é considerado um planeta, mas sim um planeta anão, Plutão é pequeno demais e leve demais para ser um planeta; ele só foi considerado um planeta pois naquela época foi um feito incrível ).


Fontes: http://mundoestranho.abril.com.br/geografia/pergunta_287174.shtml; http://astro.if.ufrgs.br/planetas/planetas.htm; http://gaianovaera.blogspot.com/2010/07/ciencia-sumeria.html & http://www.astronomia2009.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=150:plutao&catid=31:gerais&Itemid=41

0 comentários:

Postar um comentário