Instrumentos Ópticos

sexta-feira, 18 de novembro de 2011 1 comentários
Os instrumentos ópticos são instrumentos bem comuns no nosso dia-a-dia como, por exemplo, o microscópio, a luneta, a lupa, projetores, e acredite, o olho humano é também um exemplo de instrumento óptico.


O Olho Humano O olho humano é de uma estrutura bem complexa que pode ser considerada como uma lente biconvexa, chamada de cristalino, que fica situada na região anterior ao globo ocular. Na parte de trás desse globo está localizada a retina, essa que funciona como um anteparo que é sensível à luz, é sobre esse anteparo que se formam as imagens. As sensações luminosas que são captadas pela retina são transportadas para o cérebro através do nervo ótico. Mas como é que conseguimos ver as imagens? As imagens que enxergamos são formadas na retina. Ao olhar para um objeto, o cristalino, o qual funciona como uma lente convergente, forma sobre a retina uma imagem invertida e real desse objeto. Apesar de essa imagem ser invertida, a mensagem ao ser levada para o cérebro, através do nervo ótico, passa por uma série de processos complexos, os quais fazem com que enxerguemos o objeto em sua real posição. Contudo, existem pessoas que não vêem nitidamente as imagens, pois elas não se formam corretamente sobre a retina. Isso acontece por um possível defeito no globo ocular ou mesmo uma má formação do cristalino. E para corrigir tais defeitos existem os óculos que são ajustados conforme a necessidade da pessoa.


A Máquina Fotográfica
Instrumento óptico muito utilizado no cotidiano, seu funcionamento é bem semelhante ao olho humano. Esse instrumento é constituído por um sistema de lentes, denominado objetiva, que se comporta como uma lente convergente que forma uma imagem invertida e real do objeto fotografado. Na máquina fotográfica existe também uma série de dispositivos que permitem afastar ou aproximar a lente para melhor focalizar a imagem. Se essa focalização não é bem feita a imagem não se forma corretamente sobre o filme e assim a fotografia não fica nítida. A imagem ao ser captada fica gravada no filme por meio de reações químicas, as quais ocorrem quando a luz que vem do objeto incide sobre o filme. A Lupa Vulgarmente denominada de lente de aumento, ela é utilizada para observar pequenos objetos. Ele é composto por uma lente convergente que fornece uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Esse aumento acontece porque o objeto é colocado entre a lente convergente e o foco da mesma, e o aumento será cada vez maior quanto menor for a distância focal da lente.
A Lupa Vulgarmente denominada de lente de aumento, ela é utilizada para observar pequenos objetos. Ele é composto por uma lente convergente que fornece uma imagem virtual, direita e maior que o objeto. Esse aumento acontece porque o objeto é colocado entre a lente convergente e o foco da mesma, e o aumento será cada vez maior quanto menor for a distância focal da lente.

1 comentários:

Postar um comentário